segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Praia de Varginha

Sim, Varginha tem uma praia! Se você não sabia e não está acreditando, deixe-me explicar. Como a cidade fica há uns 300 km do mar, é realmente impossível termos uma praia de água salgada. Porém o Rio Verde faz um grande precurso pelo município e em alguns locais forma prainhas, com rochas, trechos de areia e para completar, a água refletindo o azul do céu, enriquecendo a beleza da paisagem.


Acima você observa o longo trecho de rochas ás margens da prainha.


Algumas ilhas cobertas de vegetação nativa estão entre as corredeiras. Porém este é um dos trechos condenados a desaparecer sob as águas de um grande lago a ser formado para construção de uma pequena usina hidrelétrica.


Como sempre podemos observar no local, os pescadores vêm aproveitar uma tarde de sol, natureza e o murmúrio das águas. Ah, e também tentar fisgar o jantar.


Detalhe da beleza vista no local. Infelizmente a maioria das pessoas fica presa na cidade o tempo todo e não tem a oportunidade de apreciar paisagens tão únicas e que estão perto de nós. Na foto acima, na árvore de Óleo (coloração avermelhada) cresceu um tipo bem peculiar de cipó.


Uma pequena corredeira entre duas ilhas.


Outro ângulo da Praia em Varginha.


Além da riqueza da fauna, as aves se fazem presentes o tempo todo. Acima, um casal de pombas selvagens, como dizia meu avô, pombas do ar.


Acima, aves pescadoras.


Uma garça e seu vôo elegante.


Rochas expostas com a baixa do nível do rio.


Uma das diversas corredeiras encontradas neste trecho.


As árvores de coloração avermelhada embelezam o visual. São árvores de Óleo, uma madeira de lei, que não pode ser cortada.


Uma curiosidade na foto acima: a primeira cascatinha não é bem o que parece.


Como diz o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. É justamente o que aconteceu neste local. Um furo em plena rocha, faz um redemoinho turbilionar e um jato d'água esguicha por baixo.


Quem sabe no futuro esta área se torne Área de Proteção Ambiental, ou até mesmo um Parque ecológico, para receber as famílias no finais de semana para momentos de lazer.


Espetacular final de tarde nas margens do Rio Verde, no local que está condenado a desaparecer devido à construção da Pequena Central Hidrelétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário