quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Corredeiras do Rio Verde

Existe um local em Varginha que é único em beleza. Algumas pessoas o conhecem pelo nome de "caixão", pois as formações rochosas se assemelham a caixotes. É uma pena, pois um nome pejorativo como este pode trazer preconceito quanto a um local que possui uma beleza natural tão única.



Observe o visual na figura acima. Abaixo, um zoom na forma das rochas que o rio esculpiu ao longo de milhares de anos.


Abaixo você pode ver uma das corredeira, que fica à direita. Note que a água não é realmente verde, como o nome do Rio diz, é mais um tom de coca cola. Note a riqueza da vegetação às margens, formando uma paisagem única.

 

Abaixo você vê o panorama da ilha central entre as corredeiras, a chamada ilha das garças, pois todas as tardes dezenas de aves buscam a proteção do local para a noite.



Antigamente a ilha ocupava um tamanho muito maior, porém uma enchente por volta do ano 2000, arrastou a vegetação, diminuindo em quase 50% a área da ilha.


Abaixo, detalhes da flora marginal. Observe que a mata ciliar, embora restrita a uma estreita faixa, é de uma beleza única. E você que achava que a riqueza de varginha era o café e o ET!


Abaixo, detalhe das rochas.



Na próxima imagem, detalhe para as plantas que co-habitam com as árvores. Além dos cipós, também há bromélias.



Quando o nível da água está baixo, uma pequena prainha se forma. Porém serve apenas para pesca ou contemplação, pois as águas deste trecho são violentas.



Panorama.



As corredeiras vistas do nível do rio. Beleza ameaçada pela construção da central elétrica.



Paisagem condenada. Uma das maiores riquezas da cidade, patrimônio natural, vai dar lugar a um lago para gerar lucro às grandes empresas.



O processo de alagamento irá acabar com as aves pescadoras que habitam o local.



Por todas as corredeiras observamos aves pescadoras.



Detahe abaixo dos pescadores. Há mais de 50 anos o local é ponto de pescaria, porém nunca recebeu qualquer atenção pelos governantes, políticos, etc. Jamais recebeu investimentos ou melhorias.



Os pescadores estão por todo lugar.

Um comentário:

  1. o rio verde é muito lindo, o problema é que as empresas em volta do rio, despejam seus lixos industrial e sem nenhuma proteção, afeta o pobre coitado do rio que ja é fonte de poliução pelas alturas do centenario...

    ResponderExcluir