segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Não podemos entregar nossas riquezas de mão beijada!

O título deste post parece um tanto bombástico e seu motivo é a indignação que sinto ao pensar que estamos entregando um local que deveria ser considerado patrimônio natural da cidade, a uma empresa de eletricidade que irá simplesmente fazer uma fortuna, sem oferecer absolutamente nada em troca!
 

O local que estou me referindo é o Rio Verde, cujas águas cortam grande trecho do município de Varginha. Em suas margens, além de ranchos, fazendas, ilhas e outras propriedades rurais, também existe uma extensa fauna, composta principalmente por aves, mamíferos e répteis, que depende do local como seu habitat. É onde conseguem alimento, abrigo para a noite ou para construção de ninhos.



As aves são encontradas ao longo de todo o trajeto do rio, porém em maior abundância onde há rochas acima do nível da água, ou em corredeiras e nas ilhas fluviais. É nas ilhas, em que ocorre o maior espetáculo das aves, que chegam as centenas, por volta do pôr do sol, no local conhecido como "Caixão",  onde passam a noite, isoladas em meio às águas do rio e livres de predadores. O local, que deveria ser considerado um santuário ecológico, irá desaparecer, emerso sob as águas de um grande lago a ser formado para abastecer uma Pequena Central Hidrelétrica.





Pois o projeto da construção destas usinas, irá acabar com um lugar extremamente belo, que é habitat de centenas de animais, irá também desapropriar os imóveis mencionados, tudo isso para gerar lucro a uma empresa de fora. Por isso me pergunto, qual será o benefício de sua implantação? Não conheço ainda os detalhes do projeto mas imagino que irá gerar um imposto à Prefeitura e me pergunto se este valor será suficiente para ressarcir toda a riqueza que estamos abrindo mão?


Não amigos! O Rio Verde é nosso, portanto quem tem que usufruir somos nós, a população! Além disso temos o dever de proteger os animais que lá habitam, criaturas cuja responsabilidade de zelar pelo seu bem é do homem.



Diga não a quem quer tomar nossas riquezas naturais!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Praia de Varginha

Sim, Varginha tem uma praia! Se você não sabia e não está acreditando, deixe-me explicar. Como a cidade fica há uns 300 km do mar, é realmente impossível termos uma praia de água salgada. Porém o Rio Verde faz um grande precurso pelo município e em alguns locais forma prainhas, com rochas, trechos de areia e para completar, a água refletindo o azul do céu, enriquecendo a beleza da paisagem.


Acima você observa o longo trecho de rochas ás margens da prainha.


Algumas ilhas cobertas de vegetação nativa estão entre as corredeiras. Porém este é um dos trechos condenados a desaparecer sob as águas de um grande lago a ser formado para construção de uma pequena usina hidrelétrica.


Como sempre podemos observar no local, os pescadores vêm aproveitar uma tarde de sol, natureza e o murmúrio das águas. Ah, e também tentar fisgar o jantar.


Detalhe da beleza vista no local. Infelizmente a maioria das pessoas fica presa na cidade o tempo todo e não tem a oportunidade de apreciar paisagens tão únicas e que estão perto de nós. Na foto acima, na árvore de Óleo (coloração avermelhada) cresceu um tipo bem peculiar de cipó.


Uma pequena corredeira entre duas ilhas.


Outro ângulo da Praia em Varginha.


Além da riqueza da fauna, as aves se fazem presentes o tempo todo. Acima, um casal de pombas selvagens, como dizia meu avô, pombas do ar.


Acima, aves pescadoras.


Uma garça e seu vôo elegante.


Rochas expostas com a baixa do nível do rio.


Uma das diversas corredeiras encontradas neste trecho.


As árvores de coloração avermelhada embelezam o visual. São árvores de Óleo, uma madeira de lei, que não pode ser cortada.


Uma curiosidade na foto acima: a primeira cascatinha não é bem o que parece.


Como diz o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. É justamente o que aconteceu neste local. Um furo em plena rocha, faz um redemoinho turbilionar e um jato d'água esguicha por baixo.


Quem sabe no futuro esta área se torne Área de Proteção Ambiental, ou até mesmo um Parque ecológico, para receber as famílias no finais de semana para momentos de lazer.


Espetacular final de tarde nas margens do Rio Verde, no local que está condenado a desaparecer devido à construção da Pequena Central Hidrelétrica.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Santuário Ameaçado: Ilha das Garças versus Central Hidrelétrica

Embora a maior parte da população de Varginha não saiba, a ilha das Garças é velha conhecida dos frequentadores do local e pescadores. Está localizada entre as corredeiras do rio, no trecho entre a Ilha do Clube Campestre e a ponte de Elói Mendes.

A ilha oferece segurança e abrigo à centenas de aves, proporcionando a manutenção de um ecossistema, já que algumas espécies aves se alimentam nas corredeiras circunjacentes, utilizam do abrigo das árvores para passar a noite (seguras dos predadores, já que estão isoladas em meio ás águas) e por fim, também usam o local para construir seus ninhos.




A beleza do vôo da garça.


Veja nas imagens abaixo, as aves imóveis em alguns pontos das corredeiras, aguardando que peixes menos sortudos passem ao seu alcance.



Observe duas aves de espécies diferentes, compartilahndo o local de obtenção do alimento.


Abaixo, o que parece um pinguim é na verdade um gênero de garça com a plumagem colorida.




São diversas espécies de aves buscam alimentos nas corredeiras.




Na imagem abaixo, outro ponto em que os peixes estão em uma posição fácil de ser abocanhado pela ave.







Mas é na ilha que as aves se reunem para a noite.



Em um maior aumento, toda uma população está ameaçada de perder seu habitat natural.

  





 kdjk



jshdjkljhds



jlhdjwed


oiçloçliolç



olioliol



lioliolio



.l.iiiolio



op9lol



kliluil

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Corredeiras do Rio Verde

Existe um local em Varginha que é único em beleza. Algumas pessoas o conhecem pelo nome de "caixão", pois as formações rochosas se assemelham a caixotes. É uma pena, pois um nome pejorativo como este pode trazer preconceito quanto a um local que possui uma beleza natural tão única.



Observe o visual na figura acima. Abaixo, um zoom na forma das rochas que o rio esculpiu ao longo de milhares de anos.


Abaixo você pode ver uma das corredeira, que fica à direita. Note que a água não é realmente verde, como o nome do Rio diz, é mais um tom de coca cola. Note a riqueza da vegetação às margens, formando uma paisagem única.

 

Abaixo você vê o panorama da ilha central entre as corredeiras, a chamada ilha das garças, pois todas as tardes dezenas de aves buscam a proteção do local para a noite.



Antigamente a ilha ocupava um tamanho muito maior, porém uma enchente por volta do ano 2000, arrastou a vegetação, diminuindo em quase 50% a área da ilha.


Abaixo, detalhes da flora marginal. Observe que a mata ciliar, embora restrita a uma estreita faixa, é de uma beleza única. E você que achava que a riqueza de varginha era o café e o ET!


Abaixo, detalhe das rochas.



Na próxima imagem, detalhe para as plantas que co-habitam com as árvores. Além dos cipós, também há bromélias.



Quando o nível da água está baixo, uma pequena prainha se forma. Porém serve apenas para pesca ou contemplação, pois as águas deste trecho são violentas.



Panorama.



As corredeiras vistas do nível do rio. Beleza ameaçada pela construção da central elétrica.



Paisagem condenada. Uma das maiores riquezas da cidade, patrimônio natural, vai dar lugar a um lago para gerar lucro às grandes empresas.



O processo de alagamento irá acabar com as aves pescadoras que habitam o local.



Por todas as corredeiras observamos aves pescadoras.



Detahe abaixo dos pescadores. Há mais de 50 anos o local é ponto de pescaria, porém nunca recebeu qualquer atenção pelos governantes, políticos, etc. Jamais recebeu investimentos ou melhorias.



Os pescadores estão por todo lugar.